sábado, 3 de março de 2012

Teorias sobre a origem da vida (aula de 16 de fevereiro)

Há milhares de anos, os homens tentam descobrir a origem da vida, como surgiu, quando, porque. Alguemas delas até antes de Cristo (a.c), e é isso que vamos ver agora.Então preparem-se para uma viagem científica.


Teoria de Aristóteles (354 a.c)
Essa é a mais antiga teoria sobre a origem da vida, e foi feita pelo cientista Aristóles. Ela ficou conhecida como a teoria da abiogênese, ou da geração expontânea, pois dizia que as coisas se formavam através da força vital (que estava no ar, segundo essa teoria). Para você entender melhor, resumindo era assim : digamos que uma folha seca cai no lago e se transforma com a força vital do ar num peixe. Parece estranho não é ? Pois é. Mas naquela época, e durante muitos anos se acreditou nessa teoria. Apesar de hoje sabermos que não está correta, Aristóteles foi a primeira pessoa que tentou esplicar a origem da vida.

MATÉRIA BRUTA + FORÇA VITAL --> VIDA

Teoria de Francesco Redi (1668)
Redi elaborou a primeira teoria contrária a abiogênese (de Aristóteles). Ele fez uma experiência para provar que a vida provêm de outra vida já existente. Foi assim: ele pôs dois pedaços de carne em dois vidros, um pedaço de carne em cada, com vidros iguais. Apenas uma coisa diferente, um dos vidros deixou aberto, o outro tapou com gaze. Dias depois, no vidro aberto haviam larvas de moscas, no com gaze não. Conclusão: no vidro aberto apareceram larvas de moscas pois moscas entraram ali e colocaram seus ovos. Se a teoria da geração expontânea estivesse certa, deveria ter aparecido larvas nos dois vidros.


Teoria de Spallanzani (1768)
Spallanzani, juntamente com Redi, não acreditravam na teoria de Aristóles equeriam provar isso. Depois da experiência de Francesco Redi, Spellanzani concluiu uma também. Para provar que um ser vivo se origina de outro ser vivo já existente e não da força vital( ou princípio ativo), realizou a seguinte experiência:
-Colocou caldo de carne em dois tubos de ensaio;
-ferveu os caldos
-um dos tubos ele fechou, o outro ele interrompeu a fervura e ainda deixou aberto;
-passou-se dias
-no tubo que estava tampado, não aconteceu absolutsmente nada, pois ele eliminou os microorganismos existentes ali com a fervura e impediu que entrasse mais tampando o tubo;
-já o aberto, estava cheio de microorganismo, bactérias e vermes.
CONCLUSÃO : apareceram microorganismos ali pois o tubo estava em contato com ar, que há microorganismos.


Teoria de Pasteur (1860)
Pasteur adaptou a experiência de Spallanzani. Colocou caldo de carne em um balão de vidro com um longo gargalo, submetendo-o a um aquecimento prolongado seguido de um lento resfriamento. O caldo nutritivo ficou completamente esterilizado. A seguir, aqueceu os gargalos retorcendo-os em forma de S, criando balões pescoço de cisne. Pasteur não tampou os frascos, permitindo o contato com o ar. Esse procedimento visou derrubar o argumento de Needhan, que dizia que a falta do ar impedia o processo do principio ativo ( ou força vital), nos experimentos realizados por Spallanzani. No entanto, o líquido permaneceu estéril por um longo tempo. As curvas do pescoço do frasco funcionaram como uma espécie de filtro, impedindo a penetração de microorganismos que pudessem contaminar o caldo. Como os frascos ficavam abertos, não se podia falar da impossibilidade da entrada do princípio ativo do ar. Quando Pasteur quebrou o pescoço do balão, permitindo o contato do caldo existente dentro dele com o ar, constatou que o caldo contaminou-se com os microorganismos que estavama no ar. Com isso descartou a origem da Abiogênese, juntamente com Redi e Spallanzani e criou uma nova teoria, a teoria da biogênese.


Teoria de Svante Arrhenius (1887)
Teoria da formaçao extraterrestre ou panspermia,ou seja, poeira cósmica, meteoritos, cometas caíram na Terra gerando a vida. Svante Arrhenius ficou conhecido pela frase "A vida é um fenômeno natural no universo, e veio parar na Terra de carona". Essa teoria se baseia em dois fatos :
-Em 1984, foi achado um meteorito na Antártica (ALH84001), e acredita-se que nele havia uma bactéria, que existe na Terra.
-Na década de 60, na Austrália, encontraram outro meteorito, contento aminoácidos, proteínas e açúcar.

Teoria de Oparin-Haldane

Essa Teoria é a mais aceita hoje em dia, a considerada mais correta. Por essa teoria, a vida se originou a partir de:
-Energia solar (UV A, UV B e LUZ) + Raios de tempestade + Gases da atmosfera = Compostos Orgânicos;
-Esses, por sua vez, geraram os coacervados (aminoácidos, proteínas, ácidos graxos e açúcar);
-A partir daí, então, surguiu o RNA (célula capaz de se multiplicar), para depois o DNA e depois  surgir a VIDA.


POR: Jade

3 comentários: