domingo, 25 de março de 2012

Aula do dia 22/03/2012

Na aula do dia 22 aprendemos sobre a reprodução dos vírus.
Os vírus têm duas maneiras de se reproduzirem: através do Ciclo Lítico  ou do Ciclo Lisôgenico.
Ciclo Lítico (lise - destruir)  - Na primeira etapa há o reconhecimento da célula hospedeira pelas proteínas ligantes. Na segunda etapa o vírus se liga, se "uni" a célula bacteriana. Na terceira etapa há a introdução do DNA do vírus no citoplasma bacteriano, isso acontece pois o "corpo" do vírus "fura" a célula e deixa que seu DNA entre na célula, ficando inativo. A quarta parte é a reprodução do vírus que faz com que toda a célula pare de fazer o que esta fazendo e comece a trabalhar na sua reprodução, esta acontece da seguinte maneira: os ribossomos ou a proteína DNA polimerase lêem o DNA do vírus, que neste diz como construir um vírus, os ribossomos ou a proteína constroem centenas e mais centenas de corpos de vírus, sem ter noção, é claro que aquilo mais tarde irá matá-los, depois de feitos os corpos,eles começam a copiar o DNA do vírus inicial, que se unem aos corpos. Depois de tudo pronto os vírus explodem a célula e vão embora. A quinta e última parte é a morte da célula em decorrência de sua explosão.
Ciclo Lisogênico - A primeira, a segunda e a terceira parte do ciclo lisogênico são iguais as respectivas partes do ciclo lítico. Na quarta parte do ciclo lisogênico é que há a diferença do ciclo lítico,em vez da célula construir o vírus, o DNA dele se une ao DNA da célula bacteriana. A quinta parte é a que acontece a reprodução, pois quando a célula se reproduz de maneira assexuada a célula divide seu DNA em dois, dividindo o DNA do vírus também, e assim por diante. Desta maneira faz com que o vírus se reproduza juntamente com a célula.
Obs.: Uma pessoa contaminada com o vírus HIV, por exemplo, pode permanecer meses sem desenvolver a doença, isto porque muitas vezes, o vírus, entra para dentro da célula sem fazer mal nem bem, até decidir sair, causando, a partir daí os sintomas da AIDS.


Escrito por: Ana Jaeger

Nenhum comentário:

Postar um comentário